Fire Island

09Sep07

No verão que mal foi verão (este ano, dá para contar nos dedos de uma única mão os dias que fez calor aqui….), nós fomos para Fire Island. Coloquei uns mapinhas abaixo para ilustrar e ajudar a entender melhor o local. No primeiro, dá para notar a distância entre a área onde moramos em NJ e onde fica a ilha em NY. Você tem que atravessar Manhattan, dirigir por Long Island inteira e pegar um barco/balsa que leva até a ilha. No segundo, dá para visualizar a faixa de terra que acompanha Long Island e na flecha verde está Fire Island.

Olhando assim parece cem anos de viagem. Mas foi muito mais fácil que eu esperava. Até onde o carro pode ir, dá para fazer em 1.5h. Quando chegamos na pontinha de Long Island, o carro não pode entrar na balsa e todo mundo que atravessa para as ilhas vai a pé. Eu achei isso extremamente estranho. As balsas páram as 9pm e se você quer sair depois disso, não tem como. Adoraria saber o que eles fazem em casos de emergência.

Como qualquer cidade de Long Island, as casas de lá custam um absurdo. Fire Island é bem parecido com algumas casas da Bahia. São casebres de madeira, térreos, contruídos em ruas de terra, sem nenhum tipo de infra-estrutura mais sofisticada. Ainda assim, a casa mais barata não sei por menos de $2 milhões. Um total absurdo. Tudo pelo hype. Desde que Hamptons se tornou a única praia que as celebridades frequentam, todo mundo que tem uma graninha, se mata para ter um casa nas redondesas.  

A loucura de investir no mercado imobiliário em Long Island se torna ainda mais evidente quando se visita qualquer outra praia ao redor. Pode ser New Jersey ou Maryland, onde não existe hype nenhum. No mesmo verão nós fomos para Cape May (ainda assim, uma área nobre) e ficamos em um condomínio absolutamente luxuoso, com praia particular e uma porção de piscinas. Lá, as casas saem por $300 mil. Praticamente sete vezes menos que em NY. Uma hora e meia de Manhattan. Ou seja, na mesma distância, em direções opostas, com uma infra-estrutura zilhões de vezes melhor, dá para comprar sete casas de luxo pelo menos valor de um casebre pobre no litoral de NY.

Fico pensando nos milhões de idiotas que, ao invés de pensar no conforto da família, pensam no hype e querem sempre seguir a moda, adquirem uma puta dívida e comprar um casebre na praia nos Hamptons. Deveriam todos morrer em um maremoto. É o que meu amigo Flávio costuma falar: burro com atitude, o pior tipo.

Piscinas no condomínio em Cape May, NJ:

cape-may.jpg

 Casebres de Fire Island:

dsc04915.jpg

Mapa # 1: Distância de NJ à NY –

fire.jpg

Mapa #2: A seta verde indica Fire Island –

fire-island-brookhaven-ny-google-maps.jpg



No Responses Yet to “Fire Island”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: