11 de Setembro por Oliver Stone

12Aug06

CINEMA – 11 de Setembro por Oliver Stone

Vanessa Mael, do Extra*/Especial para BR Press
(Nova York, BP Press*) – No ano em que os ataques terroristas de 11 de setembro completam cinco anos e numa semana em que suspeitas de planejamento de mais um macroatentado, em aviões indo do Reino Unido aos EUA, a estréia na última quarta (09/08) do filme World Trade Center, de Oliver Stone, ganha novo folêgo no país do governo belicista de George W. Bush. WTC é extremamente patriótico. Os nova-iorquinos são retratados como seres-humanos iluminados, que praticam atos de caridade regularmente.

Stone – diretor dos emblemáticos libélos pacifistas Platoon e Nascido em 4 de Julho -recriou de forma ficcional em World Trade Center, a operação de resgate de dois policiais do Port Authority, que ficaram presos nos escombros dos edifícios, enquanto ajudavam a socorrer as vítimas. No filme, Nicolas Cage e Michael Peña interpretam os bombeiros John McLoughlin e Will Jimeno, que ajudaram Stone a reconstruir as cenas nas quais estavam presos nas ferragens.

Sem banho de sangue

Não espere cenas chocantes ou um filme de ação, Stone se concentrou em produzir um drama, que não machuque a população norte-americana que parece nunca se esquecer dos atentados. Quase nada sobre os ataques terroristas é retratado no filme. As câmeras focalizaram na angústia que as famílias das vítimas viveram.

Neste ano, uma série de longa-metragens sobre os atentados chegam aos cinemas norte-americanos. United 93, do diretor inglês Paul Greegrass, deu a largada à corrida. O drama travestido de documentário narra o que aconteceu durante o vôo 93 da United Airlines, sequestrado por terroristas e derrubado antes de atingir seu alvo, a Casa Branca. Depois, foi a fez de Danny Leiner, com The Great New Wonderfull, que apresenta a vida de diferentes personagens, um ano após os ataques às Torres Gêmeas, tendo que lidar com o drama de ter perdido amigos e parentes.

WTC estréia no Brasil dia 6 de outubro.

(*) Conteúdo do jornal Extra, publicado nos EUA, e distribuído no Brasil pela BR Press.



No Responses Yet to “11 de Setembro por Oliver Stone”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: