Guest-Worker Bill

15Dec05

Durante a sua última campanha para Presidente, no ano passado, Bush prometeu colocar para funcionar uma lei que daria vistos de trabalho de até seis anos para imigrantes atualmente ilegais no país, o guest-worker bill. Seria necessário comprovar que você tem um emprego garantido, nenhum antecedente criminal, paga imposto de renda em dia, e assim você seria qualificado para aplicar para este novo visto de trabalho.

Nas últimas semanas, tenho acompanhado a briga que está rolando dentro do Partido Republicano que, aparentemente, está divido em três:
– aqueles que defendem a nova lei de anistia;
– aqueles que são contra;
– aqueles que são a favor de uma reforma na imigração, mas que têm um plano completamente diferente do que o guest-worker bill propõe.

Hoje entra em votação, na Casa dos Representantes, a lei de reforma de imigração, reforço na proteção das fronteiras, e no último minuto, foi adicionado um parágrafo que diz respeito à legalização.

O mais interesante é que o próprio Bush é quem está vendendo a idéia e trabalhando para que o pessoal se conscientize que este país não anda sem mão-de-obra imigrante. Isso gerou tanta piada em casa, e até uma promessa de votar republicano para o resto da vida, se este bill for aprovado. (Cara, nós definitivamentes somos brasileiros, tudo vira piada!)

O que é mais preocupante, no meu ponto de vista, é que se isso sair mesmo, a situação de trabalho aqui, para quem é indocumentado, vai ficar mil vezes pior do que já é. Se os empregadores tiverem acesso a um banco de dados onde passa ser confirmado, através do seu Social Security Number, se você pode ou não trabalhar neste país, bem… Ninguém vai ser empregado, tanto na costa leste como na costa oeste.

Ao mesmo tempo, como ninguém é registrado, todo mundo é pago em cash, talvez nada mude. Em Newark, com certeza absoluta, nada vai mudar…

“The last-minute addition of language that expresses congressional support for a guest worker program into the immigration bill headed for the House floor Thursday has a group of Republican members up in arms.

(…)

Overall, the bill would tighten border security, create a program for employers to verify whether the workers they are hiring are legally entitled to work here, and make it easier for federal officials to deport illegal immigrants.

There has long been a split among Republicans over whether immigration reform should concentrate just on enforcement or also include a program to deal with the estimated 11 million illegal immigrants living and working in the United States.”



No Responses Yet to “Guest-Worker Bill”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: